JORNAL MOTORISTÁXI Nº 21
NÃO SABE O QUE FAZER
O Senhor Teixeira ( e á muitos ) é exemplo de bom profissionalismo. Quando circulava na rua de alegria, fizeram-lhe paragem, a Cliente entrou.
- Para onde deseja ir ?
- Não sei para onde ir !
Tratava-se de uma jovem, que não tinha mais de 18 anos, muito bonita e muito bem parecida.
- Não sabe para onde ir, então não estou a entender.
A miúda começa a chorar.
- O que tem ? o que se passa ?
- Eu fugi de casa e não sei o que fazer nem para onde ir.
- Então também não tem dinheiro para o táxi ?
- Não tenho dinheiro e estou com muita fome.
Sem saber muito bem o que fazer, observando no entanto de que se tratava de uma jovem completamente perdida e muito inocente, a primeira coisa que lhe ocorreu foi levá-la ali ao café mais próximo para lhe dar de comer.
Veio um prego que Ela comeu num segundo, estava nitidamente com fome, entretanto o Sr.Teixeira tentava saber mais alguma coisa, nomeadamente onde morava, qual o local , mas a miúda nada dizia.
Depois de comer, e sabendo que precisava de descansar e até para não andar a vaguear pela cidade, porque nesta situação pode tornar-se bastante perigoso, dirigiu-se a uma pensão ali muito perto do café, falou com o gerente, contou-lhe a situação, pagou o valor solicitado e a adolescente lá ficou a descansar, tendo-lhe recomendado os cuidados que deveria ter, deixando o seu contacto para qualque r eventualidade.
Estava a pensar em ir às autoridades e denunciar a situação , no entanto preferiu aguardar mais um pouco para tentar que Ela desse alguma informação. No dia seguinte voltou ao local e foram ao mesmo café para comer alguma coisa, antes de vir embora recomendou ao gerente para no caso de querer comer algo mais que depois pagava , o mesmo aconteceu na referida pensão.
No terceiro dia, e já definitivamente consciente que teria de contactar as autoridades, quando chega ao local, vê a miúda a conversar com umas três pessoas, o senhor Teixeira aproximou-se e pergunta o que se passa, eram os pais. Ela já tinha contado o que aquele motorista de táxi tinha feito por Ela. Os pais agradeceram muito, não sabiam o que fazer mais ao senhor Teixeira, deixaram contacto para os ir visitar, mas depois de dar mais alguns concelhos à miúda, foi-se embora, rasgou logo o contacto, ficou muito feliz por tudo acabar bem.
SISTEMA GPS
Muito embora ainda com alguns problemas técnicos para resolver, o sistema está a funcionar.
E não tenho qualquer dúvida em afirmar de que é muito superior ao anterior. Não existe comparação possível.
Mas atenção ! Todos nós temos de fazer um grande esforço, no sentido de colaborar positivamente e desta forma contribuir para ultrapassar muito rapidamente esta fase naturalmente difícil de adaptação.
Não é com uma política de “bota-a-baixo” que tudo se vai simplificar, antes pelo contrário.
Podemos e devemos criticar, mas sempre com sentido construtivo, só assim é possível ajudar e contribuir os responsáveis desta iniciativa, a resolver todas as situações problemáticas, num clima estável e responsável.
E agora perguntam, mas o que é e como, criticar e contribuir construtivamente ? È muito fácil ! – Tens a certeza de que algo corre mal, tens alguma razão de suspeição de determinado serviço, então responsabiliza-te e envia uma carta, devidamente assinada, dirigida à direcção.
È fácil demais andar nas posturas a falar desta ou de outras situações, sem quaisquer responsabilidade no que está a dizer, difícil é cada um ser responsável pelo que diz e assumir, dando conhecimento e denunciando eventuais irregularidades. ASSIM É QUE SE CONTRIBUI CONSTRUTIVAMENTE E COM RESPONSABILIDADE.
O Cliente tem sempre razão !
Ouviu Senhor Motorista?
Eram 11.00 horas do dia 15.04.2010, o Operador de serviço dizia isto, em voz alta e bom som, e várias vezes, com direito a alguns comentários devidamente concedidos, até que um outro (qualquer) motorista falou, e o ameaçou pedir o nome. Enfim…
O que é certo é que estava mesmo convencido de que estava a dizer uma grande coisa. Esquece-se de que, do outro lado (do nosso) estão centenas de clientes a ouvir toda esta tempestade.
E se para uns, os mais indesejados, os mais conflituosos, os mais mal educados, ao ouvir esta mensagem naturalmente que vai incentivar a mais conflitos. Para outros, os bem educados, os compreensíveis, os que são solidários para com quem trabalha, então trata-se de uma falsa questão, talvez mesmo saudosista.
Em minha modesta opinião o cliente tem sempre razão mas só quando tem razão.
Já foi tempo que de facto era assim, mas já á muitos e muitos anos que as coisas mudaram, e para melhor. O cliente deve ser bem servido, bem atendido, deve-se prestar um bom serviço ao cliente. Mas por favor, temos que exigir respeito mútuo, direitos e deveres comuns, seriedade e carácter para ambos.
Mais uma vez faço um apelo aos operadores para, nas suas muitas intervenções, a maior parte das vezes desnecessárias, que antes pensem nas centenas de clientes a transitar nos nossos táxis, e que por vezes dão origem a comentários muito desagradáveis, nomeadamente no mau português exibido.
ASSALTOS E FALTAS DE PAGAMENTOS
Continuamos a insistir nestes temas porque de facto, é de extrema necessidade criar melhores condições de segurança no trabalho.
De dia para dia aumentam as faltas de pagamentos dos serviços prestados.
Porque não implantar um sistema de pré-pagamento, como existe em todos os transportes públicos?
Estou convicto de que não é difícil uma solução para este problema, em minha opinião só é necessário vontade de trabalhar o tema, sensibilidade para com o assunto em questão, e uma demonstração de querer de todos os motoristas.
Os assaltos são uma constante, será que as medidas existentes são suficientes e eficazes? Mesmo assim será que estão operacionais em caso de necessidade?
Estamos em querer que não.
Quando se fala em separador, ninguém aprova. O que fazer?
A Prevenção continua a ser a melhor arma !
NOTIFICAÇÕES
È muito normal as centrais rádio táxis convocarem via rádio, motoristas para se apresentarem ( por motivos de participações ) entre as 16.00 e 17.00 horas de sábado para prestarem as suas declarações.
Para quem trabalha (12 horas) em horário nocturno, as referidas horas ainda pertencem ao descanso (merecido ) dos intervenientes.
Não é justo, e queremos não ser legal. Os mesmos deveriam ser notificados já dentro do seu horário de trabalho
PARTICIPA NO NOSSO JORNAL
Dá a conhecer a tua história.
O teu melhor episódio.
A tua experiência de vida como motorista de táxi.
Escreve, telefona, ou simplesmente…conta
SUMÁRIO
NÃO SABE O QUE FAZER
O Senhor Teixeira ( e á muitos ) é exemplo de bom profissionalismo. Quando circulava na rua de alegria, fizeram-lhe paragem, a Cliente entrou.
- Para onde deseja ir ?
- Não sei para onde ir !
Tratava-se de uma jovem, que não tinha mais de 18 anos, muito bonita e muito bem parecida.
- Não sabe para onde ir, então não estou a entender.
A miúda começa a chorar.
- O que tem ? o que se passa ?
- Eu fugi de casa e não sei o que fazer nem para onde ir.
- Então também não tem dinheiro para o táxi ?
- Não tenho dinheiro e estou com muita fome.
Sem saber muito bem o que fazer, observando no entanto de que se tratava de uma jovem completamente perdida e muito inocente, a primeira coisa que lhe ocorreu foi levá-la ali ao café mais próximo para lhe dar de comer.
Veio um prego que Ela comeu num segundo, estava nitidamente com fome, entretanto o Sr.Teixeira tentava saber mais alguma coisa, nomeadamente onde morava, qual o local , mas a miúda nada dizia.
Depois de comer, e sabendo que precisava de descansar e até para não andar a vaguear pela cidade, porque nesta situação pode tornar-se bastante perigoso, dirigiu-se a uma pensão ali muito perto do café, falou com o gerente, contou-lhe a situação, pagou o valor solicitado e a adolescente lá ficou a descansar, tendo-lhe recomendado os cuidados que deveria ter, deixando o seu contacto para qualque r eventualidade.
Estava a pensar em ir às autoridades e denunciar a situação , no entanto preferiu aguardar mais um pouco para tentar que Ela desse alguma informação. No dia seguinte voltou ao local e foram ao mesmo café para comer alguma coisa, antes de vir embora recomendou ao gerente para no caso de querer comer algo mais que depois pagava , o mesmo aconteceu na referida pensão.
No terceiro dia, e já definitivamente consciente que teria de contactar as autoridades, quando chega ao local, vê a miúda a conversar com umas três pessoas, o senhor Teixeira aproximou-se e pergunta o que se passa, eram os pais. Ela já tinha contado o que aquele motorista de táxi tinha feito por Ela. Os pais agradeceram muito, não sabiam o que fazer mais ao senhor Teixeira, deixaram contacto para os ir visitar, mas depois de dar mais alguns concelhos à miúda, foi-se embora, rasgou logo o contacto, ficou muito feliz por tudo acabar bem.
SISTEMA GPS
Muito embora ainda com alguns problemas técnicos para resolver, o sistema está a funcionar.
E não tenho qualquer dúvida em afirmar de que é muito superior ao anterior. Não existe comparação possível.
Mas atenção ! Todos nós temos de fazer um grande esforço, no sentido de colaborar positivamente e desta forma contribuir para ultrapassar muito rapidamente esta fase naturalmente difícil de adaptação.
Não é com uma política de “bota-a-baixo” que tudo se vai simplificar, antes pelo contrário.
Podemos e devemos criticar, mas sempre com sentido construtivo, só assim é possível ajudar e contribuir os responsáveis desta iniciativa, a resolver todas as situações problemáticas, num clima estável e responsável.
E agora perguntam, mas o que é e como, criticar e contribuir construtivamente ? È muito fácil ! – Tens a certeza de que algo corre mal, tens alguma razão de suspeição de determinado serviço, então responsabiliza-te e envia uma carta, devidamente assinada, dirigida à direcção.
È fácil demais andar nas posturas a falar desta ou de outras situações, sem quaisquer responsabilidade no que está a dizer, difícil é cada um ser responsável pelo que diz e assumir, dando conhecimento e denunciando eventuais irregularidades. ASSIM É QUE SE CONTRIBUI CONSTRUTIVAMENTE E COM RESPONSABILIDADE.
O Cliente tem sempre razão !
Ouviu Senhor Motorista?
Eram 11.00 horas do dia 15.04.2010, o Operador de serviço dizia isto, em voz alta e bom som, e várias vezes, com direito a alguns comentários devidamente concedidos, até que um outro (qualquer) motorista falou, e o ameaçou pedir o nome. Enfim…
O que é certo é que estava mesmo convencido de que estava a dizer uma grande coisa. Esquece-se de que, do outro lado (do nosso) estão centenas de clientes a ouvir toda esta tempestade.
E se para uns, os mais indesejados, os mais conflituosos, os mais mal educados, ao ouvir esta mensagem naturalmente que vai incentivar a mais conflitos. Para outros, os bem educados, os compreensíveis, os que são solidários para com quem trabalha, então trata-se de uma falsa questão, talvez mesmo saudosista.
Em minha modesta opinião o cliente tem sempre razão mas só quando tem razão.
Já foi tempo que de facto era assim, mas já á muitos e muitos anos que as coisas mudaram, e para melhor. O cliente deve ser bem servido, bem atendido, deve-se prestar um bom serviço ao cliente. Mas por favor, temos que exigir respeito mútuo, direitos e deveres comuns, seriedade e carácter para ambos.
Mais uma vez faço um apelo aos operadores para, nas suas muitas intervenções, a maior parte das vezes desnecessárias, que antes pensem nas centenas de clientes a transitar nos nossos táxis, e que por vezes dão origem a comentários muito desagradáveis, nomeadamente no mau português exibido.
ASSALTOS E FALTAS DE PAGAMENTOS
Continuamos a insistir nestes temas porque de facto, é de extrema necessidade criar melhores condições de segurança no trabalho.
De dia para dia aumentam as faltas de pagamentos dos serviços prestados.
Porque não implantar um sistema de pré-pagamento, como existe em todos os transportes públicos?
Estou convicto de que não é difícil uma solução para este problema, em minha opinião só é necessário vontade de trabalhar o tema, sensibilidade para com o assunto em questão, e uma demonstração de querer de todos os motoristas.
Os assaltos são uma constante, será que as medidas existentes são suficientes e eficazes? Mesmo assim será que estão operacionais em caso de necessidade?
Estamos em querer que não.
Quando se fala em separador, ninguém aprova. O que fazer?
A Prevenção continua a ser a melhor arma !
NOTIFICAÇÕES
È muito normal as centrais rádio táxis convocarem via rádio, motoristas para se apresentarem ( por motivos de participações ) entre as 16.00 e 17.00 horas de sábado para prestarem as suas declarações.
Para quem trabalha (12 horas) em horário nocturno, as referidas horas ainda pertencem ao descanso (merecido ) dos intervenientes.
Não é justo, e queremos não ser legal. Os mesmos deveriam ser notificados já dentro do seu horário de trabalho
PARTICIPA NO NOSSO JORNAL
Dá a conhecer a tua história.
O teu melhor episódio.
A tua experiência de vida como motorista de táxi.
Escreve, telefona, ou simplesmente…conta
SUMÁRIO
- Não sabe o que fazer
- Sistema GPS
- O cliente tem sempre razão?
- Assaltos e faltas de pagamentos
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