domingo, 21 de setembro de 2008

JORNAL MOTORISTÁXI Nº 3

JORNAL MOTORISTÁXI Nº 3


REGIONALIZAÇÃO

Portugal é o País mais centralizado da Europa. A maioria dos portugueses já classifica como tendo atingido um patamar de exagero.
As resoluções de todos os problemas em torno da capital, provoca, directa e indirectamente o esquecimento das restantes partes do território nacional. Somos todos europeus, somos todos portugueses, não somos os provincianos que nos querem fazer ser.
E isto para chamar a atenção, de que também o sector «TÁXI» é completamente centralizado. Já é tempo de cada localidade ter as suas próprias iniciativas na resolução dos seus problemas. Já é tempo de os responsáveis locais serem completamente autónomos, já é tempo de não estarmos pendentes dos senhores de lisboa.
No grande porto, está considerado como sendo o melhor parque automóvel (Táxi) do país, dos melhores atendimentos ao publico em geral, na melhor conservação e limpeza dos veículos.
Naturalmente também temos pessoas com grande capacidade de gerir os destinos do nosso sector, que para o efeito conhecem muito bem e melhor quais os problemas que mais preocupam as respectivas localidades. Sim à regionalização.

QUE LATA

O táxi já está à porta. A cliente, uma jovem vestida toda de preto, com calças muito justas, entra na viatura e…
- Boa noite, senhor motorista, queria ir para a Maia, depois indico o local exacto.
- Boa noite, está muito bem.
Após alguns metros percorridos,
- É possível parar numas bombas?
- È sim senhor.
-Olhe eu vou comprar uma cerveja, será que faz o favor de me deixar beber aqui dentro do táxi?
-Não é permitido, mas excepcionalmente, sim !
- Muito obrigada
A menina lá foi às bombas, comprou a cerveja, e foi bebendo durante o caminho. Já no destino, pagou a corrida e… boa noite.
De regresso ao Porto, e quando teve necessidade de abrandar a viatura. ouviu um barulho, que mais parecia uma lata a rolar.
Parou numas bombas, foi ver do que se tratava e… nem mais nem menos, a lata que a menina deixou no tapete do carro, chegando mesmo a virar um pouco de cerveja. E ESTA HEM? #

CONFERIR SEMPRE

A corrida termina.
- Quanto é senhor motorista?
- São quatro euros e setenta cêntimos.
- Vai ser tudo em moedas. Tenho aqui muitas… OLHE FICA ASSIM, O RESTO É PARA SI.
O motorista se não quer ter o trabalho de conferir, guarda e fica assim, mas se confere todas as moedinhas, vai verificar que falta sempre qualquer coisa. #

OPERADORES

Os operadores da invicta, continuam a dar respostas agressivas.
São mal educados para uns, tolerantes e brincalhões para outros.
Continuam a ter facilidades em ouvir uns e dificuldades em ouvir outros.
Não pode haver motoristas de primeira e motoristas de segunda.
Continua a má formação dos operadores.


MAIS UM ASSALTO

Uma chamada para a rua central de francos. Não aparece ninguém. A central informa de que se tratava de uma voz feminina, mas não tem registo da chamada.
Entretanto e um pouco mais à frente, dois indivíduos fazem paragem, para levar a Azevedo de Campanhã.
Quem conta é a protagonista, motorista do RT. 65 da rádio táxi do porto, que passados três dias do infeliz acontecimento, ainda estava muito afectada.
- Eram pessoas muito violentas, primeiro deram-me com a pistola no sobrolho direito, e avisaram de que era um assalto, sempre com a arma encostada à cabeça, estava muito nervosa, mas seguindo todas as indicações que me davam, foi de facto um momento muito difícil para mim, parti os óculos, levaram 36 euros e fugiram. Só depois é que accionei o táxi seguro e falei à central de rádio, estiveram dois colegas e muita polícia.#

OS UTENTES

Continuamos a falar da difícil tarefa dos motoristas de táxi, no atendimento a muitos dos seus clientes.
. Senhor motorista tenho comboio às 13.30, agradecia o favor de ir o mais depressa possível.
- Por favor senhor motorista, tenho cinco minutos para apanhar a camioneta, agradecia o mais rápido possível.
- Por favor é para o hospital o mais depressa possível.
Maioria das pessoas, só valorizam os profissionais de táxi, quando confrontados com este tipo de situações urgentes.
E que outras situações temos?
Por exemplo, os indivíduos em estado de embriaguez que normalmente nos criam imensos problemas; os que não querem pagar, os que vão sempre a provocar, os que sujam o veículo, os que não sabem o caminho para casa, os que não conseguem sair da viatura e até aqueles que adormecem. Depois, temos as pessoas que cheiram muito mal, por vezes o motorista tem de abrir as janelas todas para aguentar a condução, o cheiro fica entranhado no táxi de tal forma, que o melhor é estacionar e abrir as portas, para assim o próximo cliente não sentir tal fedor. #

RÁDIO POR GPS – O FUTURO

À uns meses atrás, quando nas posturas se falava do novo sistema GPS, praticamente tudo era desconhecido. Actualmente, e felizmente, a realidade é bem diferente pela positiva.
E pela positiva porquê? Primeiro, porque já se discute o tema com mais conhecimentos. Segundo, porque já é mais fácil as pessoas perceberem quais os benefícios.
È claramente salutar as diferentes opiniões sobre o assunto, pessoalmente gosto de auscultar as diferenças INTELIGENTES. Não concordo com argumentos demagógicos que por vezes se tornam em ridículo.
Estou plenamente convencido de que a nossa classe, nomeadamente os seus responsáveis, vão querer acompanhar toda esta evolução tecnológica, PARAR È MORRER. #

SUMÁRIO
Regionalização
Que lata
Conferir sempre
Operadores
Mais um assalto
Os utentes
Rádio por GPS
SETEMBRO de 2008

1 comentário:

Presidente Augusto Santos disse...

Quero dar os meus parabens pelo esforço e dedicaçao para com a nossa classe.

Vitor Cruz RT270