Assaltos
Nos últimos tempos têm-se verificado alguns
assaltos a motoristas de táxi, com contornos algo invulgares, especialmente nos
três casos perpetrados por um indivíduo, agora detido, que ameaçou, assaltou e
roubou as viaturas, tendo inclusivamente sequestrado dois dos motoristas
durante algumas horas. Num dos casos, o indivíduo pegou fogo ao táxi, tendo o
proprietário encontrado a viatura completamente carbonizada . Já a sua última tentativa, não lhe correu tão
bem como as anteriores. De facto, a última vitima, momentos antes de ser
ameaçado, desconfiando de que algo não estaria dentro da normalidade, accionou
o sistema “Táxi Seguro”. Já com a viatura imobilizada, o gatuno desliga a
viatura, tira a chave da ignição e após obrigar o motorista a abandonar a viatura
passa para o volante e arranca a toda a velocidade com o táxi, longe de
imaginar que o carro estava já a ser monitorizado pelas autoridades.
Como
seria de prever, poucos minutos depois, já a viatura se encontrava imobilizada
e o indivíduo detido, em flagrante, pela Polícia de Segurança Pública, que teve
neste caso um papel fundamental, tendo agido rápida e eficazmente.
Posteriormente, este criminoso foi identificado pelas duas primeiras vítimas.
Segundo se sabe, encontra-se actualmente a aguardar julgamento em prisão
preventiva.
J.M.
Táxi
Seguro
Como
todos sabemos, este é um sistema de segurança montado nas viaturas aderentes,
com GPS e ligação directa á Polícia. Apesar das muitas opiniões relativamente a
este projecto, na prática este tem-se revelado bastante útil, quando accionado
em situações de emergência. O relato do artigo anterior é demonstrativo do
quanto este sistema nos poderá ser útil em situações semelhantes.
Eventualmente, não será 100% eficaz em todas as situações, mas estamos
convictos que esta ferramenta poderá revelar-se uma possível solução para
alguns dos problemas de segurança que afectam os motoristas de táxi!
A NOSSA INSEGURANÇA
A segurança continua a ser um tema obrigatoriamente
abordado por todos nós, pois trata-se nem mais nem menos da nossa integridade
física, psicológica e moral.
Sempre foi difícil uma
eventual resolução para este problema, actualmente e motivado pela crise
que todos nós atravessamos, mais dificuldades se deparam na discussão de
possíveis e melhores sistemas de segurança.
Actualmente existe em muitas viaturas o Táxi Seguro, que
devemos tirar o melhor proveito possível, accionando o referido sistema, sempre
que seja perceptível alguma confusão.
A PREVENÇÃO é e vai continuar a ser a nossa melhor
defesa. Não nos iludirmos com as grandes corridas, cuidado com os locais mais
complicados, estudar com atenção o comportamento dos passageiros.
OBS: Não fazem mais montagem do sistema Táxi Seguro,
Porquê? Um bom assunto para os responsáveis tentarem resolver.
GPS
O GPRS - Serviço de Rádio de Pacote Geral é uma tecnologia que aumenta as taxas
de transferência de dados nas redes GSM existentes. Esta permite o transporte
de dados por pacotes (Comutação por pacotes). Sendo assim, o GPRS oferece uma
taxa de transferência de dados muito mais elevada que as taxas de transferência
das tecnologias anteriores, que usavam comutação por circuito, que eram em
torno de 12kbps. Já o GPRS, em situações ideais, pode ultrapassar a marca dos
170kbps. No entanto na prática, essa taxa está em torno dos 40 kbps.
Diferente das tecnologias
de Comutação de Circuitos, que é um modo no qual uma conexão (ou circuito) é
estabelecida do ponto de origem da transferência de dados ao destino e os
recursos da rede são dedicados por toda a duração da chamada (ou até que o
usuário interrompa a conexão), no GPRS o serviço é ”sempre ativo”, ou seja, ele
é um modo no qual os recursos somente são atribuídos a um usuário quando for
necessário enviar ou receber dados. Esta técnica permite que vários usuários
compartilhem os mesmos recursos, aumentando assim a capacidade da rede e
permitindo uma gerência razoavelmente eficiente dos recursos. Isto permite às
operadoras GPRS disponibilizar acesso à Internet móvel em
alta velocidade e a um custo razoável, pois a cobrança é feita pela quantidade
de pacotes de dados transmitidos e não pelo tempo de conexão à rede.
Compatibilidade com a Internet
De início, GPRS
permite uma funcionalidade completa no que se refere a Internet Móvel por
disponibilizar interoperabilidade entre a Internet existente e as novas redes
GPRS. Qualquer serviço atualmente utilizado na Internet - FTP, navegação na
Web, chat, email, telnet - estará disponível através da rede móvel com o GPRS.
Na verdade, muitas operadoras estão considerando a oportunidade de usar GPRS
como forma de ajudar a se tornarem Provedores de Serviço Internet. A World Wide Web está se tornando
a primeira escolha das pessoas que desejam acessar a Internet para
entretenimento e coleta de informações, a intranet para acessar informações da
companhia e conexão com colegas de trabalho e a extranet para acessar clientes
e fornecedores. Tudo isso deriva da World Wide Web com o intuito de conectar
comunidades com interesses diversos. Há uma tendência em se armazenar
informações localmente por meio de pacotes de software específicos e acessar
essas informações remotamente, via Internet. Quando você quer verificar sua
programação de tarefas ou contatos, ao invés de usar algo semelhante ao
software “Act!”, você pode ir a um site semelhante a um portal na Internet.
Assim, navegação na Web é uma aplicação importante para GPRS. Como os
protocolos em uso são os mesmos, as redes GPRS podem ser encaradas como
sub-redes da Internet e os telefones GPRS-compatíveis podem ser vistos como nós
móveis dessa rede. Isso significa que cada terminal GPRS pode potencialmente
ter seu próprio endereço IP e ser
endereçável por isso.
RECEPCIONISTAS DE HOTÉIS
U
|
ma cliente com malas,
entra num táxi e pede o favor de a transportar à estação do metro, e no
seguimento de uma pequena conversa, Ela diz que vai para o aeroporto.
- Então e porque
não vai de táxi ?
- Na recepção do hotel
pediram-me 30 euros por um táxi para o aeroporto.
- Minha senhora, para
levá-la ao aeroporto o máximo dará 20 euros.
- Se for esse preço, faz
o favor de seguir para o aeroporto.
E o motorista foi ao
aeroporto, e naturalmente que lhe explicou o porquê de a recepção lhe
pedir 30 euros, é que
dez euros são precisamente para o recepcionista que por sua vez telefona para o
táxi de conveniência.
A
|
partir das quatro horas da manhã é
normalíssimo vermos táxis à porta dos hotéis com o taxímetro ligado durante 20
e 30 minutos. E porquê?
Porque se foram
contratados pelos recepcionistas para fazerem um aeroporto às cinco horas, e
para que o taxímetro possa marcar os tais aproximadamente 30 euros, têm que
começar a contar muito mais cedo, só assim é que se pode dar as tais “luvas”
aos recepcionistas.
TODOS SABEMOS QUE È ASSIM. Porque se continua a querer credibilizar este tipo de pessoas? E o que
dizem Eles do nosso sector? Como nos classificam? Infelizmente este assunto (GRAVÍSSIMO) para muitos dos nossos
responsáveis continua a ser TABU e a
maioria das vezes por interesses.
Pura e simplesmente,
dizem que sabem que é assim mas que nada se pode fazer.
Mas quando se trata do ELO MAIS FRACO, que eventualmente cometa, um pequenino erro que
seja, está logo a ser chamado à atenção e a maioria das vezes a ser penalizado..
QUEM DEFENDE OS MOTORISTAS ?
U
|
m motorista que trabalha diariamente 12 horas nocturnas, ( e porque
todos temos consciência de que o trabalho nocturno é muito mais penalizador do
que o diurno), quando é convocado para as 16.00 horas por uma central, por
diversas situações, que até podemos desenvolver e explorar futuramente, como
classificar este tipo de convocatórias? Naturalmente por uma grande falta de
respeito e sensibilidade para com os mesmos.
“Mas isto foi sempre
assim” dizia à dias um colega.
Mas não tem que ser
sempre assim, não podemos querer evoluir só numas coisas e noutras não.
Temos e devemos criar as
melhores condições, temos e devemos de
aprender com os erros do passado, temos e devemos ser solidários uns com os
outros.
Estamos a falar no
contributo da nossa própria segurança e dos passageiros. Já basta as 12 horas
consecutivas sem qualquer descanso, à que deixar e incentivar um bom descanso, para assim proporcionar um
melhor e mais tranquilo novo turno.
È grave e vale sempre a
pena alertar para esta e outras questões.
VENÂNCIO PINHO. 44 anos como motorista.
Pessoa estimada por todos os colegas, com uma vastíssima
experiência de vida, nomeadamente do sector táxis.
Para o nosso jornal também é importante dar a palavra aos
chamados “ da velha guarda”, para marcar
presença e fazer a história.
Ao conversar com o Senhor Venâncio e lhe solicitamos um
pequeno episódio, de imediato foi um desenrolar de pequenos acontecimentos,
alguns já com dezenas de anos.
A LISBOA
Já lá vão muitos anos, foi em 88/89, estava na postura da
rotunda da Boavista, eram 04,30 horas da manhã, entrou um individuo com os seus
23/25 anos de idade, pediu para o transportar a Lisboa. Tudo bem.
Que ia fazer um contracto de trabalho para o estrangeiro,
param para o pequeno almoço e o senhor Venâncio pagou, no final faziam contas.
Já em Lisboa, e a pedido do cliente foram à esquadra da
Amadora para um primo lhe dar dinheiro
para a corrida, o mesmo não estava de serviço.
Não tinha dinheiro para pagar, ficou registado para
liquidar mais tarde. O referido motorista, na altura sem dinheiro para poder
regressar, teve de recorrer a uma irmã ali residente. Mais tarde ainda foi
tentar receber a corrida a um outro primo que trabalhava no hospital militar, mas
não deu mais resposta.
UM PASSEIO
Foi em 68/69, em primeiro da postura da batalha, responde
pelo telefone fixo instalado na referida postura, para o hotel do Porto.
Entra uma senhora ( chapéu de aba larga, e uma rede que
cobria o rosto, como se usava) e pediu para a transportar para a foz. Já no
local pediu para parar virado para o mar, e ali estiveram durante cinco minutos
sem falar.
Mandou seguir e mais adiante onde acaba o rio e começa o
mar, mandou parar novamente, mais cinco minutos e sem falar.
Novamente mandou seguir, mas para o hotel. Quando
transitavam mais ou menos em Cedofeita, a cliente que seguia mesmo atrás do
motorista, debruça-se no acento com a mão direita. agarra pelo pescoço do
condutor e dá-lhe um grande beijo na face, è claro que o senhor Venâncio ficou
surpreendido, Ela fez um comentário, chegaram ao hotel e pagou a corrida. Nada
mais.
PRESSIONAR
È o taxímetro, é o rádio táxis, é o GPS, e ainda o telemóvel, com tudo
isto, naturalmente que os profissionais de táxi quando no exercício das suas
funções, necessitam de cuidados redobrados, nomeadamente de uma grande
concentração.
“SIGA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL” “QUANTO TEMPO DEMORA?” “AINDA DEMORA MUITO?” São frases muito e muito frequentes via rádio
táxis, e a maioria das vezes com um tom de voz, ameaçador.
Com isto estão a PRESSIONAR os motoristas.
Altera o seu sistema nervoso, aumenta o stress, diminui
as suas capacidades, diminui a segurança.
Esta pressão só muito excepcionalmente se deveria
colocar. E sempre com o cuidado e respeito que a situação merece.
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