terça-feira, 31 de julho de 2012

JORNAL MOTORISTÁXI Nº 33


SERVIÇO DE APOIO



È do conhecimento de todos, de que ao longo do tempo, e com os únicos meios disponíveis, concretamente o voluntarismo e vontade que nos assiste, temos vindo a dar o apoio possível aos motoristas nas mais variadas situações.

Contestação de multas, aos diversos assuntos no âmbito da segurança social, pedidos de pagamentos faseados, cartas/respostas a tribunais, companhias de seguros, agências financeiras, bancos, agências imobiliárias, senhorios, juntas de freguesia, câmaras municipais, etc.. Um sem numero de aplicações onde directa e indirectamente aconselhamos e apoiamos todos os nossos colegas.

Para poder coordenar todo este trabalho, e para eventuais contactos, sempre com objectivo na resolução de futuros problemas, decidimos criar ao que chamamos “ S.A.M.T. - SERVIÇO DE APOIO AO MOTORISTA DE TÁXI”

APOIO JURIDICO
Para o efeito, e para que a nossa equipe possa trabalhar com a credibilidade com que tem vindo a habituar todos os motoristas, foi feito um acordo com um especialista na área, advogado, que irá assessorar a nossa equipe, de forma a garantir que as acções levadas a cabo, estarão de acordo com o direito.
Este SERVIÇO DE APOIO AO MOTORISTA DE TÁXI, disponibiliza gratuitamente a todos os motoristas que eventualmente necessitem de ajuda relativamente a questões do foro jurídico, salvaguardando apenas as situações em que seja necessária uma intervenção directa do nosso advogado. Nestes casos terão acesso a preços reduzidos, resultantes do acordo realizado.


GPS

Implantado à mais ou menos ano e meio na rádio táxis invicta, o sistema GPS veio para ficar. Sempre dissemos que era o sistema do futuro. Todos, cada um em seu lugar, podemos e devemos contribuir, para melhorar as capacidades do referido sistema.

O criticar, o dar opiniões, o chamar as coisas pelos seus próprios nomes, o não se acomodar, o não abanar sempre com a cabeça, também contribui, e sem sombra de duvida, para melhorar as suas funções.





Motoristas

Ainda são grandes as dificuldades no manuseamento do monitor (sistema GPS) por parte de muitos motoristas.

Uns porque estão convencidos de que já não têm mais nada para aprender, o que é errado. Outros porque não sabem e têm problemas em pedir ajuda, o que é errado.

“Ninguém nasce ensinado”  é verdade. “Aprender até morrer” é verdade.

Todos podemos e devemos  contribuir para que o sistema continue a melhorar as suas capacidades, não hesitem, se existem duvidas, perguntem a um colega mais esclarecido.







Operadores

Já se pode verificar alguma melhoria por parte de um ou dois operadores, que concretamente estão a usar muito mais o sistema de mensagens no contacto com os motoristas. No entanto, ainda longe do ideal. Por outro lado, existe um operador que é totalmente incapaz de enviar uma mensagem extra serviços, nomeadamente a informação no painel de ofertas, pedidos de voz, etc. Gosta muito é de FALAR, criando muitas das vezes, problemas que não existem, e ocupação do canal de voz com situações desnecessárias, que no exterior se pode entender de várias formas.

Persistem ainda alguns vícios criados ao longo dos anos, principalmente como falam com os motoristas. È uma péssima imagem que transmitem a todos os clientes que estão em circulação.





Raditáxis do Porto

Também a raditáxis do Porto está a implantar o sistema GPS.

Em Novembro de 2010 era para ser em Dezembro, depois seria em Janeiro de 2011, estamos nos finais de Abril e ainda não se encontra em funcionamento, muito embora já estejam a fazer alguns (poucos) testes na entrega de alguns serviços. Fazemos votos para que superem eventuais dificuldades o mais breve possível.





Frases Indevidas

“ Nº X estão a reclamar a sua presença indevida na postura da Républica”

Primeiro, porque tem originado confusão aos motoristas, não percebendo o que o operador quer dizer, dando motivos a muitos minutos de dialogo injustificados via rádio. As informações devem ser claras, concisas e objectivas, por exemplo: “Nº X por favor desmarque sua posição da postura Y”.

Segundo, evitar comentários menos agradáveis por parte de alguns utentes.





Sem conhecer

Muitos motoristas aceitam serviço, seja dentro da cidade ou para áreas limítrofes, sem conhecer minimamente o respectivo local. È muito frequente, nestas situações, o cliente estar à espera de uma viatura mais de meia hora, sendo que a maioria das vezes já não encontra o utente.

Que fazer? Quando não sabe, ou tem GPS (um instrumento actualmente indispensável em qualquer viatura), ou então não responde ao serviço, caso contrário é uma confusão terrível durante todo esse tempo, entre operador e condutor. Por sua vez o respectivo operador não deve arrastar a situação por tempo indeterminado, enviando de imediato outro carro ao serviço.




2º Convívio Secreto da “Sociedade Os Caça – Comboios ®”

Este foi o 2º Convívio Secreto desta sociedade, sendo já o 5º convívio desta sociedade constituída por 14 genuínos Caçadores de Comboios. Este Convívio Secreto, foi também o segundo da época 2010 – 2011 e para dar continuidade á politica deste grupo, mais uma vez, este foi um passeio marcado pela boa – disposição e alegria entre todos os camaradas.
Foi também, como não poderia deixar de ser, marcado pela gastronomia de elevada qualidade (e quantidade) regada pelos melhores vinhos da Região do Douro. Assim, com partida da Estação de Campanhã, seguiram de mini – bus em direcção ao Alto de Cavalinho, onde começaram pelo pequeno – almoço. De seguida rumaram a S. Martinho de Mouros, com paragem para uma bebida fresca, passagem pela Régua, terminando em Galafura, no Restaurante S. Leonardo. Quanto á ementa, belíssimas entradas, Bacalhau no Forno, Cabritinho Assado no Forno com arroz de forno, Lombo Assado, sobremesas, café e digestivos.
De salientar a excelente qualidade deste espaço, nomeadamente a maravilhosa vista panorâmica sobre o Rio Douro.
Mais uma vez, o núcleo do Jornal Motoristáxi, felicita esta Sociedade por mais um saudável Convívio.


Mário Guimarães
52 anos como motorista.
Uma vida como profissional de táxi.
Foi muito interessante conversar um pouco com o Senhor Mãrio Guimarães, porque ao solicitar-lhe um pequeno episódio enquanto motorista, foi de facto um desenrolar de pequenas situações, que marcou pela forma “viva” como as transmite.
Para o nosso jornal, continua ser importante dar a palavra aos chamados “ da velha guarda”, não só para fazer história, mas também porque muitas das vezes são esquecidos.


“ jà lá vão umas dezenas de anos, quando foi escalado para um serviço de protocolo de estado em Lisboa. A individualidade que lhe estava destinada era o ex – Governador de S. Paulo e ex . Candidato à Presidência da Republica do Brasil, Senhor Paulo Malof.
    Do aeroporto para o hotel meridien, posteriormente para a Assembleia da Republica, sempre em alta velocidade e acompanhados por batedores da Polícia.
De regresso ao hotel, o Senhor Paulo Malof disse que queria reunir todo o pessoal que o acompanhava.
Com todos reunidos no átrio do meridien, só pediu para não andar a tanta velocidade, o comandante da policia disse que era por causa dos atentados, ao qual Ele respondeu :- Em Portugal não há atentados.
… do Palácio de Queluz fomos para o Palácio de Belém, à sua espera estava o Dr. Mário Soares e a Drª. Maria Barroso, estes por sua vez e depois dos cumprimentos cerimoniais, vieram cumprimentar o motorista Mário Guimarães”

Bem-vindo ao Porto
O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem 227 790 habitantes (2006) . É o centro de uma grande área metropolitana com 1,9 milhões de habitantes, contando com os municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano contínuo.

A cidade do Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.) que se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). É portanto uma das cidades mais antigas e com um dos nomes mais antigos em todo o mundo.






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