Taxis de Londres
O serviço de táxis Londrino, é reconhecido internacionalmente, como o melhor do mundo.Os táxis londrinos, apenas conhecidos por "cabs", são parte integrante do cenário turístico da capital britânica. Com o total de 24.000 táxis em Londres, na Inglaterra existem cerca de 70.000 dos chamados "cabs".
A sua interessante origem remonta aos longos idos tempos do período saxónico, não com rodas, mas de barco, quando os remadores do Tamisa transportavam os passageiros. No século XII, Isabel I, ao conceder-lhes mobilização terrestre, então transformados em pequenas charretes, concedeu o Alvará Real aos então chamados haquenes (vocábulo francês que significa Cavalos Irritantes e de onde deriva o termo Hackney).
Com nova promoção, esta atribuída a Oliver Cromwell, em 1643, 200 licenças foram concedidas às charretes de aluguer, às quais foi dado o nome de licenciamento, ainda hoje em vigor, de transporte de Hackney. Duzentos anos mais tarde, particularmente nas décadas de 1840 e 1850, este tipo de transporte foi alterado para veículos mais ligeiros de duas rodas e puxados por um só cavalo, e portanto de fácil condução, passando a ser chamados de cabriolet e, daí, a abreviatura "cab" que ainda hoje persiste.
Embora os "cabs" motorizados em Londres tivessem tido início em 1907, ainda circulavam 11.000 veículos a cavalo sendo a última licença a veículos desta natureza atribuída em 1947. Os condutores de táxi, em sua maioria proprietários dos veículos inscritos tanto na polícia como no Ministério do Transporte, sector largamente dominado pela etnia judaica, estão sujeitos a rigoroso exame, em vigor desde 1851, para obtenção da licença. Conhecido, simplesmente por Knowledge (Conhecimento), o curso, que leva dois anos (ou mais) de prática intensa e em tempo integral, exige aos taxistas em potencial o conhecimento detalhado da memorização de cerca de 25 mil ruas e vielas londrinas, num raio de 10km do centro.
Além disso, o examinador pode reprovar o candidato pelo simples e importante facto de, existindo uma rota mais curta e mais rápida do percurso de A para Z, seguir outro trajecto mais longo e mais demorado.
A quantidade de informação que os candidatos necessitam memorizar, é o equivalente a um curso superior. Depois de passarem por diversas fases, e de serem aprovados em todas, obtêm a licença e o distintivo, o que lhes permite exercer a actividade de Motoristas de Táxi.
Em Londres, além dos "cabs", que à semelhança de Portugal, se podem mandar parar em qualquer lado, desde que o indicador "táxi" esteja iluminado, há, igualmente, os "minicabs". Trata-se de outro meio de transporte público, geralmente mais económico, mas cujos serviços podem só ser requisitados telefonicamente a partir dos centros de atendimento das companhias controladoras e especialmente autorizadas. Porém, e optando-se por este tipo de transporte público, é importante que ao requisitar-se e depois de se indicar a origem da partida e do destino, o utente se informe, primeiro, sobre o custo do trajecto.
Compreensivelmente, os taxistas, devido à concorrência dos "minicabs", afirmam, aliás com alguma justificação, a vantagem dos táxis, devido não só à sua eficiência, mas acima de tudo, segurança. Para isso, e sempre que se entre num táxi, é notória a chapa de registo da licença, de que se deve tomar nota, nos raros casos de reclamação. Mas atenção. A chapa de registo (que se encontra no interior da secção dos passageiros), não corresponde e é diferente da matrícula! A finalizar, uma palavra de advertência.
Tanto nos aeroportos como nas estações término, abundam os chamados "touts", ou seja, os condutores ilegais que aliciam passageiros em potencial. As autoridades recomendam a recusa de tal serviço devido às irregularidades praticadas.
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