domingo, 19 de abril de 2009

JORNAL MOTORISTÁXI Nº 8

JORNAL MOTORISTÁXI 8

CLIENTES DIFÍCEIS

Como em qualquer outra profissão, também nós os profissionais de táxi, temos de estar minimamente preparados para os clientes difíceis.
No nosso sector, e talvez com mais gravidade no horário nocturno, até porque toda a face negativa da sociedade, e pelas mais variadas razões, frequentam muito mais a noite. A saber; os toxicodependentes, os traficantes, a prostituição e afins, os ladrões e muitas pessoas embriagadas.
Antes, durante e após a corrida, a tarefa do motorista muitas das vezes pode ser decisiva, em eventuais conflitos quer sejam grandes ou pequenos.
E para que seja possível ter algum sucesso, é absolutamente necessário; aproveitar experiências anteriores, ter uma boa dose de serenidade e tentar muito rapidamente fazer uma análise do respectivo cliente.
Como é óbvio, não é aconselhável de forma alguma, estabelecer o primeiro contacto com agressividade, antes pelo contrário, devemos transmitir respeitabilidade, se possível alguma cortesia, para assim e psicologicamente quebrar um pouco da possível hostilidade do cliente.
Não é a primeira nem será a última vez, de que um cliente qualquer provoca conflitualidades mesmo antes de entrar na viatura, depois de agir em conformidade e não sendo possível criar um clima estável, então, e para sua própria segurança, e salvaguardar a boa imagem de todos os profissionais, é necessário contactar a PSP.
A CRISE
De maneira alguma vamos fazer qualquer análise à crise internacional, seria pretensioso da nossa parte em enveredarmos por uma aventura dessas. Mas naturalmente que queremos falar do nosso sector em tempos um pouco difíceis.
Deveria ser sempre, mas principalmente nestas alturas é absolutamente necessário pensarmos de que todos têm necessidade de trabalhar de igual para igual. Afinal as dificuldades são para todos. Quem trabalha è porque precisa! Vamos deixar de ser egoístas, vamos pensar também um pouco nos outros!
Ao dar uma localização errada (a roubar) estamos a prejudicar um colega, porque se assim não fosse não teria de se localizar mal, depois temos outros pequeninos pormenores de trabalho que seria bom melhorar, Vamos tentar ser mais justos uns com os outros.

CLUB MOTORISTÁXI
Declaração de princípios para a respectiva adesão:
1º Querer fazer parte de um grupo de amigos
2º Participar no crescimento do jornal nomeadamente na sua distribuição
3º Participar na recolha de notícias
4º Participar em ideias para novas iniciativas
Trata-se de uma declaração muito simples, muito acessível, mas grande nos objectivos; Amizade, confraternização, entretenimento, boa ocupação dos tempos livres e principalmente contribuir para uma melhor imagem da nossa profissão.
Para aderir, só é necessário uma foto e contactar um dos responsáveis. Posteriormente será entregue um cartão de Membro do Club MT.

22ºANIVERSÁRIO DE RÁDIO TÁXIS INVICTA
Realizou-se no passado dia 25 de Fevereiro de 2009, na Quinta Geraldino na Maia, o 22º aniversário da rádio táxis Invicta.
Importante realçar a presença de 160 pessoas, nomeadamente representantes de entidades publicas, a ANTRAL, a FPT, e duas centrais de Lisboa.
A iniciativa decorreu com normalidade, num ambiente de festa e boa disposição, não faltando um belíssimo programa de variedades. O núcleo de amigos do jornal Motoristáxi felicita a rádio táxis invicta por mais um aniversário.
RESERVADO?
Sempre com o objectivo de contribuir para a dignificação do nosso sector, sentimos o dever de divulgar todas as histórias anómalas que nos vão fazendo chegar.
« Na zona das antas, uma senhora entra num táxi e pede para a transportar à estação de S,Bento. Motorista e cliente travam um natural diálogo. A dado momento , a Senhora pergunta:
- Existe algum suplemento especial nos carros estacionados na estação de São Bento?- Não! Mas porque pergunta?
É que quando vim, o táxi que me transportou tinha marcado 2.60 como suplemento, e perguntei ao motorista de que se tratava aquela importância, Ele respondeu-me de que a postura de São Bento estava reservada a cinco veículos , assim sendo, qualquer pessoa que entre num dos táxis tem de pagar mais o suplemento ( € 2.60).
No final da corrida a Senhora pagou, solicitou um recibo que lhe foi dado, mas sem discriminar qualquer suplemento, ou percurso.»

OPINIÃO DO LEITOR
(Informamos de que os artigos desta rubrica são da total Responsabilidade do autor)

Turno da Noite
Porque alguém me lembrou, aproveito este meio para expressar a minha indignação para algumas situações que pelos vistos existem à muito tempo e acontecem todos os dias. Trata-se das diferentes condutas seguidas pelos profissionais que exercem esta profissão. Enquanto uns (felizmente a maioria) se sujeitam a trabalhar segundo as normas da ética, do respeito e da honestidade, outros (uma minoria) não conhecem o que são estes valores e sistematicamente quebram as regras estabelecidas, fazendo postura em locais proibidos, prejudicando desta forma os próprios colegas de profissão.
Isto toda a gente sabe. Agora fixemo-nos no comportamento destes indivíduos. Durante as primeiras horas conversam connosco como se fossemos amigos de longa data, pedem informações, desejam bom trabalho, trocam impressões sobre as mais variadas questões, enfim como deveria ser sempre. Depois…depois é vê-los nas portas de tudo que é sítio.
Já outra curiosidade é quando por várias vezes os abordo para questionar tal comportamento a resposta é invariavelmente a mesma,"Sempre foi assim" "Se não for eu são outros", agora pergunto eu, antigamente atiravam-se homens às feras. havia os gladiadores, havia escravatura, as mulheres não tinham voz, e outras coisas que acabaram. O mundo evoluiu nomeadamente no relacionamento humano.
Para combater tais comportamentos, devemos e muito naturalmente, divulgar as situações, chamar a atenção dos intervenientes, e se possível promover acções pedagógicas no sentido de melhorar comportamentos menos correctos.
Um grande abraço para todos os profissionais.
Álvaro Santos Silva RT 367
HORÓSCOPO
PROFESSOR MAYO


Carneiro
De 21/3 a 20/4
Os Astros aconselham a ser cauteloso com os clientes, especialmente os que usam o cabelo azul ás riscas cor – de – rosa. Nunca se sabe o que esperar deste tipo de pessoas.
Posturas da Sorte : Nevogilde e Azevedo
Touro
De 21/4 a 21/5
Bom mês para facturar. Os nativos deste signo vão pelo menos uma vez a Lisboa. Se não forem em serviço podem sempre ir de Comboio.
Posturas da Sorte: Campanhã e São Bento
Gémeos
De 22/5 a 21/6
Com a passagem de Marte por Saturno, revelam-se totalmente desaconselháveis os serviços ao Aeroporto. Entrega-os sempre ao carro que estiver atrás de ti. Ele vai agradecer.
Posturas da Sorte: Á porta do Bingo e Passeio Alegre
Caranguejo
De 22/6 a 22/7
Fase propícia para dar largas á generosidade: não deverás cobrar qualquer suplemento durante este mês. Verás que os teus clientes se mostrarão muito mais satisfeitos.
Posturas da sorte: S. João e Carregal
Leão
De 23/7 a 22/8
Quando estiveres numa postura, pergunta sempre o signo do colega que está á tua frente. Se for Gémeos, tens duas vezes mais probabilidades de ir ao aeroporto. Não te esqueças de agradecer!
Posturas da Sorte: Bom Sucesso e Galiza
Virgem
De 23/8 a 23/9
Ultimamente tens andado muito cansado. Os astros aconselham a descansar ás Sextas – feiras. Lembra-te que já não és novo e a tua saúde precisa de muita atenção.
Posturas da Sorte: D. João I e Bolhão
Balança
De 24/9 a 23/10
Se precisares de trabalhar bem, anda trabalhar na Sexta – Feira. Forte tendência para trabalhar melhor. Os nativos de Virgem vão ficar todos em casa. Menos carros, mais trabalho.
Posturas da Sorte: Ribeira e Clérigos
Escorpião
De 24/10 a 22/11
Se os clientes começarem a reclamar por cobrares suplementos, já sabes que a culpa é dos Caranguejos, que andam armados em beneméritos e este mês andam a habituar mal os passageiros.
Posturas da Sorte: Castelo do Queijo e Infante
Sagitário
De 23/11 a 21/12
Quando estiveres numa postura e o primeiro se recusar a transportar algum cliente de cabelo azul com riscas cor – de – rosa, vai tu fazer o serviço. Os colegas de signo Carneiro assustam-se com muita facilidade!
Posturas da Sorte: Areosa e Corujeira
Capricórnio
De 22/12 a 20/1
Os astros aconselham a cumprir com rigor o código da estrada. A policia anda por aí!
Este mês é aconselhável cumprir os limites de velocidade. Na VCI, não deverás ultrapassar os 60km/hora.
Posturas da Sorte: Batalha e Sá Carneiro
Aquário
De 20/1 a 19/2
Se fores á postura de Campanhã, não estranhes se vires alguns colegas a chegar no Alfa – Pendular. São os colegas de Signo Touro, que estão a chegar de Lisboa.
Posturas da Sorte: Ouro e Campismo
Peixes
De 20/2 a 20/3
Quando estiveres a circular na VCI, repara se vês algum táxi a circular a 60km/hora ou menos. Se vires, é porque é do Signo Capricórnio, e acredita mesmo nesta tanga dos horóscopos.
Posturas da Sorte: Rotunda e Brasília

POEMA
“Posso ter defeitos, viver ansioso
e ficar irritado algumas vezes mas
não esqueço de que minha vida é a
maior empresa do mundo, e posso
evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale
a pena viver apesar de todos os
desafios, incompreensões e períodos
de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar um autor
da própria história. É atravessar
desertos fora de si, mas ser capaz de
encontrar um oásis no recôndito da
sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã
pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios
sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma
crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir
um castelo…”

Fernando Pessoa


Sumário:
* Clientes Difíceis
* A crise
* Club Motoristáxi
* 22ºAnuversário Táxis Invicta
* Reservado?
* Opinião do Leitor
* Horóscopo
* Poema
* Táxis Londres

Ficha:
Responsável: Henrique Teixeira
Colaborador: César Soares RT 190
motoristáxi@hotmail.com
Tel:918554944 PORTO

Sem comentários: