quarta-feira, 1 de agosto de 2012

JORNAL MOTORISTÁXI Nº. 34

Assaltos e
Faltas de Pagamento

A nossa segurança, é um assunto que naturalmente continua a preocupar todos os motoristas.

Os assaltos por um lado, as faltas de pagamento por outro, são de facto dois factores que urge tentar minimizar, mas que http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTsa7AZmMMY-QLs3KiKrbrnQjSzjkT8Q_7kb0s6gIJzGdJvZmfipara muita  boa gente, nem sequer faz parte das suas agendas de trabalho.

Temos consciência das dificuldades na resolução deste problema, mas também temos a certeza da não discussão periódica, absolutamente necessária para encontrar formas de combater este flagelo.

O Pré pagamento em muitas situações é possível. Aja interesse pela causa e principalmente vontade de trabalhar este ponto.

O Táxi Seguro tem-se revelado bastante útil quando accionado em situações de emergência, não fazem mais montagens do referido sistema. De que estão à espera os responsáveis do sector para assegurar a montagem a mais viaturas?

Por ultimo a PREVENÇÃO, que é e vai continuar a ser a nossa melhor defesa.

OPERADOR RADITÁXIS DO PORTO
O motorista responde a uma chamada ( raditáxis do Porto ), depois de lhe ser dado o serviço, o operador chama novamente a referida viatura e
- O senhor vai ao serviço, mas tem troco para 20 Euros?
A pessoa em questão ficou ofendida, não só por ser muito metódica, mas também porque o operador sabia de quem se tratava e da forma como trabalha.
Independentemente de tudo isto, será que está correcto esta pergunta via rádio? Os operadores não se deveriam cometer mais e melhor no seu próprio trabalho, que muitas vezes é tão deficiente, dizem por falta de tempo? Deixem as responsabilidades para quem de direito.

 OPERADORES INVICTA
Alguns operadores continuam a falar de mais e sem necessidade.
 Os modos como pedem uma viatura em oferta, é tão repetitiva, tão grosseira, com tanta falta de respeito, que só dá mesmo vontade em não responder. Para além de tudo isto, os próprios comentários dos clientes.
Muitos motoristas optam por trazerem o rádio desligado, por isso são chamados a atenção, mas de facto apetece dizer, o quão difícil é aguentar durante 12 horas de trabalho a maneira como falam.
É lamentável que ninguém se preocupe, no sentido de se melhorar tal situação.

UMA MELHOR TRIAGEM
Mesmo no exterior é notório os muitos e muitos serviços sem clientes. È preciso ter a necessária sensibilidade para o trabalho dos motoristas, que depois de horas numa postura, é grave não ter retorno, para além dos kilometros que está a percorrer em vazio.
Também está a ser prática corrente, o operador informar “O CLIENTE LIGOU A INFORMAR DE QUE FICA SEM EFEITO, MANDE UMA MENSAGEM SEM SERVIÇO”.
È preciso minimizar este tipo de situações, e só é possível com uma melhor triagem dos serviços. Não se deve enviar viaturas “só para despachar serviço” ou “só para contagem das estatísticas”. Devem sim ,ter um mínimo de credibilidade.

MOTORISTAS
Por falta de capacidade do sistema GPS não ter as posturas todas automáticas, sendo a maioria manuais, existem motoristas “habilidosos” que se aproveitam da situação para evidenciar a sua desonestidade para com os seus próprios colegas de trabalho.
Uns, porque fazem a sua marcação muito antes de chegar às respectivas posturas, outros (talvez os mesmos) no centro da cidade, estão numa determinada postura, mas com marcação manual noutra.
Tem sido prática corrente, sempre com a desculpa de que se trata de um esquecimento, é necessário tomar medidas urgentes no sentido de punir os prevaricadores.


ASSEMBLEIA GERAL (INVICTA)
No dia 14.05.2011 no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, realizou-se uma assembleia geral extraordinária, com um ponto único na ordem de trabalhos: discussão e aprovação dos novos estatutos.
Não se realizou por falta de quórum.



BURLA, UMA PRÁTICA EM CRESCIMENTO

Eram cerca das 3.00h da manhã, estou na postura da Brasília. Surgem três indivíduos, entram no carro e dizem : - Boa noite, é para Matosinhos, um deles diz que queria passar primeiro no bairro do aleixo, ao que os outros dois se opuseram.
Depois de alguma discussão entre eles, e ainda que contrariado, o individuo desistiu da ida ao bairro. Quando chegamos a Matosinhos, pagaram, mas á saída, o mesmo tipo não conformado disse: - Eu agora vou com o senhor para trás e vou ao bairro. Na viagem, pediu para parar no multibanco, levantou dinheiro e lá fomos. Na volta, ao chegar a Matosinhos reparou que o taximetro marcava 11.65 euros, e disse: - Bom ainda vai dar, siga para Angeiras. Então na chegada pediu novamente para parar no multibanco, e aqui é que a coisa complicou. A maquina não voltou a dar dinheiro. Mostrou ficar muito aflito com a situação, entre juras pela vida das filhas mostrando as fotos, que eu ficasse descansado que me iria pagar no dia seguinte.
Então pensei, vou á esquadra, perco lá o resto da noite, mais o tempo que perco em tribunais... vou acreditar nas juras, e esperar...sentado.
  Mário Dias Alves



NÃO SEI POR ONDE ESTÁ A IR
Senhor motorista queria ir para a Praça da Republica, ao Space.
- Muito bem. A menina que caminho quer seguir?
- Por onde o senhor entender que é mais perto.
E faço o itinerário que acho mais correcto. Entretanto a menina vai dizendo que o tempo refrescou, que faz mal à saúde, etc. etc..
Estou a descer a rua de Camões e…
...
- Não sei por onde está a ir, mas eu ontem não vim por aqui, e até lhe digo que só paguei 5.45 €.

- Possivelmente.
Chegamos ao local.
- Quanto é senhor motorista?
- São 4.30 menina…
- Afinal foi muito mais barato. Peço desculpa.
No dia seguinte mais ou menos à mesma hora, a pessoa entra novamente na minha viatura.
- Para o Space na Praça da Republica.
- Qual o caminho que pretende seguir?
-  Ai!! O mesmo que o senhor seguiu ontem.



SERVIÇO A HOTEIS


N
o dia 13.05.2011, pelas 19.45 horas, respondi a uma chamada para o hotel pousada do freixo.
Para o referido serviço seguiram duas viaturas, a segunda não teve clientes.
Dois recepcionistas vieram ter comigo e..
- O Senhor foi chamado ?
- Fui sim senhor
- Mas nós só chamamos uma viatura, pergunte para a central, porque devem ter-se enganado.
Peço voz para a central e nada, volto a pedir voz para a central e nada.
- Então o que diz a central?
- Não me diz nada porque não me atende, vamos aguardar.
- Não sei o que se passa na central, mas estes últimos dias não tem andado muito bem, tanto no atendimento como no envio dos táxis.
- Meu caro amigo se eventualmente as coisas não estão a correr bem, deve comunicar aos seus responsáveis, para estes falarem com a direcção da invicta.  Porque caso aconteça algo de errado com um motorista, de imediato telefonam para a central.
- Mas o senhor deixe o seu numero de telefone, que nós ligamos.
- Não deixo o numero de telefone, se precisarem de mais viaturas devem ligar para a central.
Entretanto a central dá-me escuta, informo da situação, e simplesmente diz:
- Envie mensagem sem serviço. (ponto final)
E agora de quem é a culpa? Vai uma viatura da postura da corujeira e regressa sem serviço, anda cerca de oito kilometros. E não existem responsáveis?
 No mínimo, o motorista não tem direito a uma breve explicação, mesmo que precária? Ninguém explica o porquê e nem um exigível pedido de desculpas?
 Mas é verdade que quando um motorista comete involuntariamente um pequeno erro, está logo a ser chamado à central e muitas das vezes até punido. Que critérios são estes? Que defesa da classe?



MAIS UM CASO


Faz paragem em Matosinhos.
:- A baixa está com movimento?
:- Está normal.
:- Então siga para a baixa.
Ao cimo da rua da Restauração.
:- Estamos com um problema.
:- E qual é o problema?
:- Não tenho dinheiro.
:- E só agora é que me diz que não tem dinheiro?
:- Só agora, mas eu em casa pago.
:- E onde é a sua casa?
:- no bairro do Aleixo.
Travou a porta e levou-o à esquadra do infante, expôs o problema às autoridades, não tinha qualquer identificação, ameaçou na presença dos agentes, de que não iria ser motorista de táxi por muito mais tempo.
Entretanto um polícia chamou o motorista ao lado e …
:- Ele  é um cadastrado considerado perigoso, você não o conhece?
:- Eu não.
:- Nós não podemos fazer nada, veja se resolve a questão da melhor forma.
Depois de tudo isto, vendo que a polícia nada fazia a perante a ameaça, o motorista resolveu fazer o papel de “lorpa” e levá-lo a casa, sem receber, o que passou a ser duas corridas.
Que protecção é esta? Que segurança publica?





O QUE É O SISTEMA GPS ?
Já muita gente ouviu falar do sistema GPS e muitos já “brincam” com isto. Existem em aparelhos isolados ou até mesmo associados a um telemóvel. Mas existe uma grande quantidade de estudo e tecnologia desenvolvidas para se ter chegado ao que hoje é um sistema acessível a qualquer pessoa.
Em primeiro lugar GPS é um acrónimo. Em inglês Global Positioning System, em português Sistema de Posicionamento Global. Com o GPS é possível saber onde estamos no planeta.
Pode parecer uma coisa simples. No entanto tem as mais variadas aplicações. Desde navegação terrestre, marítima ou aérea, na prática de desportos em que é necessário a localização precisa, tanto para alcançar um ponto como para regressar a porto seguro, o GPS é neste momento utilizado por uma variedade de actividades que incluem a agricultura, cartografia e outros estudos precisos.
Nas mãos do homem comum o seu uso pode passar por, associado a um mapa, saber por onde ir para não perder tempo precioso dos seus momentos de lazer ou horas de trabalho. Ajuda a localizar a melhor rota para o sítio que pretende. Auxilia nos desportos ao ar livre para evitar situações em que se torna difícil regressar com os meios convencionais.
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Agora um pouco da história deste sistema. Este projecto foi iniciado há cerca de 30 anos atrás, pelo governo dos Estados Unidos da América, mais precisamente pelo Departamento de Defesa. Nesta altura foram lançados para a órbita vários satélites com o objectivo de ultrapassar as limitações dos sistemas de localização utilizados até então. Estes sistemas eram terrestres que utilizavam as ondas de rádio para obter uma localização. Estes antigos sistemas de localização ainda são utilizados, mas recorre-se cada vez mais ao GPS.
O sistema foi sendo constantemente melhorado e actualmente conta com 24 satélites em órbita e 6 estações de controlo terra.






 




terça-feira, 31 de julho de 2012

JORNAL MOTORISTÁXI Nº 33


SERVIÇO DE APOIO



È do conhecimento de todos, de que ao longo do tempo, e com os únicos meios disponíveis, concretamente o voluntarismo e vontade que nos assiste, temos vindo a dar o apoio possível aos motoristas nas mais variadas situações.

Contestação de multas, aos diversos assuntos no âmbito da segurança social, pedidos de pagamentos faseados, cartas/respostas a tribunais, companhias de seguros, agências financeiras, bancos, agências imobiliárias, senhorios, juntas de freguesia, câmaras municipais, etc.. Um sem numero de aplicações onde directa e indirectamente aconselhamos e apoiamos todos os nossos colegas.

Para poder coordenar todo este trabalho, e para eventuais contactos, sempre com objectivo na resolução de futuros problemas, decidimos criar ao que chamamos “ S.A.M.T. - SERVIÇO DE APOIO AO MOTORISTA DE TÁXI”

APOIO JURIDICO
Para o efeito, e para que a nossa equipe possa trabalhar com a credibilidade com que tem vindo a habituar todos os motoristas, foi feito um acordo com um especialista na área, advogado, que irá assessorar a nossa equipe, de forma a garantir que as acções levadas a cabo, estarão de acordo com o direito.
Este SERVIÇO DE APOIO AO MOTORISTA DE TÁXI, disponibiliza gratuitamente a todos os motoristas que eventualmente necessitem de ajuda relativamente a questões do foro jurídico, salvaguardando apenas as situações em que seja necessária uma intervenção directa do nosso advogado. Nestes casos terão acesso a preços reduzidos, resultantes do acordo realizado.


GPS

Implantado à mais ou menos ano e meio na rádio táxis invicta, o sistema GPS veio para ficar. Sempre dissemos que era o sistema do futuro. Todos, cada um em seu lugar, podemos e devemos contribuir, para melhorar as capacidades do referido sistema.

O criticar, o dar opiniões, o chamar as coisas pelos seus próprios nomes, o não se acomodar, o não abanar sempre com a cabeça, também contribui, e sem sombra de duvida, para melhorar as suas funções.





Motoristas

Ainda são grandes as dificuldades no manuseamento do monitor (sistema GPS) por parte de muitos motoristas.

Uns porque estão convencidos de que já não têm mais nada para aprender, o que é errado. Outros porque não sabem e têm problemas em pedir ajuda, o que é errado.

“Ninguém nasce ensinado”  é verdade. “Aprender até morrer” é verdade.

Todos podemos e devemos  contribuir para que o sistema continue a melhorar as suas capacidades, não hesitem, se existem duvidas, perguntem a um colega mais esclarecido.







Operadores

Já se pode verificar alguma melhoria por parte de um ou dois operadores, que concretamente estão a usar muito mais o sistema de mensagens no contacto com os motoristas. No entanto, ainda longe do ideal. Por outro lado, existe um operador que é totalmente incapaz de enviar uma mensagem extra serviços, nomeadamente a informação no painel de ofertas, pedidos de voz, etc. Gosta muito é de FALAR, criando muitas das vezes, problemas que não existem, e ocupação do canal de voz com situações desnecessárias, que no exterior se pode entender de várias formas.

Persistem ainda alguns vícios criados ao longo dos anos, principalmente como falam com os motoristas. È uma péssima imagem que transmitem a todos os clientes que estão em circulação.





Raditáxis do Porto

Também a raditáxis do Porto está a implantar o sistema GPS.

Em Novembro de 2010 era para ser em Dezembro, depois seria em Janeiro de 2011, estamos nos finais de Abril e ainda não se encontra em funcionamento, muito embora já estejam a fazer alguns (poucos) testes na entrega de alguns serviços. Fazemos votos para que superem eventuais dificuldades o mais breve possível.





Frases Indevidas

“ Nº X estão a reclamar a sua presença indevida na postura da Républica”

Primeiro, porque tem originado confusão aos motoristas, não percebendo o que o operador quer dizer, dando motivos a muitos minutos de dialogo injustificados via rádio. As informações devem ser claras, concisas e objectivas, por exemplo: “Nº X por favor desmarque sua posição da postura Y”.

Segundo, evitar comentários menos agradáveis por parte de alguns utentes.





Sem conhecer

Muitos motoristas aceitam serviço, seja dentro da cidade ou para áreas limítrofes, sem conhecer minimamente o respectivo local. È muito frequente, nestas situações, o cliente estar à espera de uma viatura mais de meia hora, sendo que a maioria das vezes já não encontra o utente.

Que fazer? Quando não sabe, ou tem GPS (um instrumento actualmente indispensável em qualquer viatura), ou então não responde ao serviço, caso contrário é uma confusão terrível durante todo esse tempo, entre operador e condutor. Por sua vez o respectivo operador não deve arrastar a situação por tempo indeterminado, enviando de imediato outro carro ao serviço.




2º Convívio Secreto da “Sociedade Os Caça – Comboios ®”

Este foi o 2º Convívio Secreto desta sociedade, sendo já o 5º convívio desta sociedade constituída por 14 genuínos Caçadores de Comboios. Este Convívio Secreto, foi também o segundo da época 2010 – 2011 e para dar continuidade á politica deste grupo, mais uma vez, este foi um passeio marcado pela boa – disposição e alegria entre todos os camaradas.
Foi também, como não poderia deixar de ser, marcado pela gastronomia de elevada qualidade (e quantidade) regada pelos melhores vinhos da Região do Douro. Assim, com partida da Estação de Campanhã, seguiram de mini – bus em direcção ao Alto de Cavalinho, onde começaram pelo pequeno – almoço. De seguida rumaram a S. Martinho de Mouros, com paragem para uma bebida fresca, passagem pela Régua, terminando em Galafura, no Restaurante S. Leonardo. Quanto á ementa, belíssimas entradas, Bacalhau no Forno, Cabritinho Assado no Forno com arroz de forno, Lombo Assado, sobremesas, café e digestivos.
De salientar a excelente qualidade deste espaço, nomeadamente a maravilhosa vista panorâmica sobre o Rio Douro.
Mais uma vez, o núcleo do Jornal Motoristáxi, felicita esta Sociedade por mais um saudável Convívio.


Mário Guimarães
52 anos como motorista.
Uma vida como profissional de táxi.
Foi muito interessante conversar um pouco com o Senhor Mãrio Guimarães, porque ao solicitar-lhe um pequeno episódio enquanto motorista, foi de facto um desenrolar de pequenas situações, que marcou pela forma “viva” como as transmite.
Para o nosso jornal, continua ser importante dar a palavra aos chamados “ da velha guarda”, não só para fazer história, mas também porque muitas das vezes são esquecidos.


“ jà lá vão umas dezenas de anos, quando foi escalado para um serviço de protocolo de estado em Lisboa. A individualidade que lhe estava destinada era o ex – Governador de S. Paulo e ex . Candidato à Presidência da Republica do Brasil, Senhor Paulo Malof.
    Do aeroporto para o hotel meridien, posteriormente para a Assembleia da Republica, sempre em alta velocidade e acompanhados por batedores da Polícia.
De regresso ao hotel, o Senhor Paulo Malof disse que queria reunir todo o pessoal que o acompanhava.
Com todos reunidos no átrio do meridien, só pediu para não andar a tanta velocidade, o comandante da policia disse que era por causa dos atentados, ao qual Ele respondeu :- Em Portugal não há atentados.
… do Palácio de Queluz fomos para o Palácio de Belém, à sua espera estava o Dr. Mário Soares e a Drª. Maria Barroso, estes por sua vez e depois dos cumprimentos cerimoniais, vieram cumprimentar o motorista Mário Guimarães”

Bem-vindo ao Porto
O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem 227 790 habitantes (2006) . É o centro de uma grande área metropolitana com 1,9 milhões de habitantes, contando com os municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano contínuo.

A cidade do Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.) que se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). É portanto uma das cidades mais antigas e com um dos nomes mais antigos em todo o mundo.